-->
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Tribunal das Almas de Donato Carrisi [Opinião]



Tribunal das Almas


Autor: Donato Carrisi
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 424
Editor: Porto Editora


Sinopse: Estava à tua procura. Encontrei-te. És a pessoa certa... Agora, mata!

Marcus é um homem sem passado. A sua especialidade: analisar as cenas de crime para reconhecer o Mal nos pequenos detalhes e solucionar homicídios aparentemente perfeitos. Há um ano, foi gravemente ferido e perdeu a memória. Hoje, é o único que poderá salvar uma jovem desaparecida.


Este peculiar investigador enfrenta, porém, um desafio ainda maior: alguém está a usar o arquivo criminal da Igreja para revelar a verdade sobre crimes nunca oficialmente resolvidos. Assassinos são colocados perante os familiares das vítimas. Será, passado tanto tempo, saciado o desejo de vingança? Passarão os inocentes a culpados? Ou será, finalmente, feita justiça?

Opinião: Apesar das muitas boas críticas que o primeiro livro (Sopro do Mal) de Donato Carrisi recebeu, não resisti a capa e a sinopse de o Tribunal das Almas, estreando-me assim na escrita desse autor.

A história começa por nos contar a intervenção de uma equipa médica que socorre um homem que tem tatuado no peito a palavra ‘Mata-me’ e que aparentemente teve um ataque cardíaco. Junto a ele, a equipa encontra vários objectos, entre eles um patim vermelho que pertencia a irmã gémea da médica que o está a socorrer, que foi assassinada a uns anos atrás. Perante este cenário deixa-se uma pergunta: Até que ponto eras capaz de ir para vingar a morte de um ente-querido? Usarias o perdão… ou simplesmente a vingança?

Rapidamente a trama diverge para duas sub-acções paralelas que se desenvolvem ao mesmo tempo. De um lado temos Marcus, um homem que tem uma cicatriz na têmpora esquerda, mas que não sabe como a terá feito e para piorar não se lembra de nada do seu passado, sabendo apenas que é padre. Do outro lado, temos Sandra, uma jovem polícia abalada pela recente morte do marido mas com um talento excepcional em descobrir sinais ocultos das cenas de crime.

Marcus e Sandra cruzam-se em Roma enquanto seguem pistas diferente, Sandra pela morte do marido e Marcus pela jovem Lara, que desapareceu sem deixar rasto.

Para completar a trama ainda nos deparamos com os Penitenciários, um grupo religioso que tem uma sua posse várias confissões de crimes. Mas alguém teve acesso a essa informação que era suposto ser confidencial e está a colocar frente-a-frente o assassino com os familiares das vítimas.

Através de personagens complexas e extremamente misteriosas, espaços temporais, acontecimentos aparentemente sem ligação e homicídios por explicar, Donato consegue agarrar até o leitor de lindas histórias de amor.

Tribunal das Almas torna-se a cada página, num thriller que debate as várias facetas do mal, levando-nos a reflectir sobre o bem e o mal.

4 Estrelas

Sem comentários :

Enviar um comentário